Terça-feira, 4 de Maio de 2010

ENTREVISTA A UM VELHA GUARDA PN

 

 

1- Pelo que sei, entraste nos Panteras Negras ainda nos anos 80 e chegaste a presidente da mesma claque. Conta-nos um pouco do teu percurso pelo mundo das claques e da história do teu grupo.

 

A primeira época que acompanhei os Panteras Negras foi em 89/90, em meados de 97 cheguei à direcção, em 99 a presidente, cargo que ocupei até 2008 e actualmente faço parte da Velha Guarda, a força motriz dos Panteras Negras.
Tenho um grande orgulho em pertencer a um grupo que no próximo dia 7 de Maio completa 26 anos de vida, hoje e sem lugar a exageros, sinto que muita da minha maneira de ser e de estar na vida foi profundamente influenciada por todos estes anos a marcar presença na curva.
São muitos anos de peripécias, de grandes amizades, histórias para mais tarde recordar, de convivência, de viagens e porque não , também de alguns momentos maus ( felizmente muito poucos), em suma conheci e continuo a conhecer muitas pessoas, vivi momentos unicos e impossíveis de explicar … no fundo cresci com os PN sempre a marcarem presença no meu dia a dia.
Passei por muitas fases na minha vida, uma boas , outras nem por isso, ganhei interesse por umas coisas e perdi por outras ao longo dos tempos, mas no meio de tudo isso, algo mostrou-se inabalavel e constante, o meu amor ao BFC e por consequência aos PANTERAS NEGRAS.

 

2- És adepto de um clube “pequeno” (Boavista) numa cidade onde impera um clube “grande” (Porto). Explica-nos como isso é.

 

Por um lado é complicado porque para onde quer que te vires estás rodeado de “escaravelhos”, mas por outro é um grande motivo de orgulho defender as cores de um clube que sempre lutou contra o bicho papão da cidade, ao velho estilo de “David e Golias”.
Tenho orgulho de dizer que sou adepto de um clube bairrista, porque somos poucos é certo, mas somos especiais, porque forçosamente para se ser boavisteiro é preciso ter uma enorme personalidade, um grande sentimento de irredutibilidade e não ir simplesmente pelo caminho mais facil, o chamado caminho da carneirada, fenómeno infelizmente tão usual no nosso país…

 

3- Deves ter vivido grandes momentos com o teu clube na 1ª liga e na Europa, inclusive foste campeão nacional e atingiste as meias-finais da UEFA. Como te sentes em relação a isso e quais as coisas de que sentes mais saudades da 1ª liga e da Europa?

 

É uma miscelânea de sentimentos… raiva, inconformismo, tristeza…
É para mim um grande drama pessoal quando dou comigo a pensar que ainda há meia dúzia de anos estavamos a lutar de igual para igual com colossos europeus, como é caso do Liverpool, do Bayern, do Inter Milão, etc e agora estamos sujeitos a ser goleados por exemplo por um Aliados do Lordelo, é no mínimo surreal.
Tive a sorte de ver o meu clube a jogar em todos os grandes palcos nacionais e também em muitos internacionais, tenho saudades desses grandes ambientes, das picardias com os ultras dos outros clubes, das rivalidades levadas ao extremo, no fundo daqueles rituais tão caracteristicos do mundo ultra e que tanta adrenalina ofereceu à minha vida… jamais esquecerei esses momentos.

 

4- Qual a tua opinião sobre o estado actual do movimento ultra?

 

Em Portugal o movimento está actualmente em crise, mas com a experiência que já tenho, quero acreditar que é só mais um ciclo que forçosamente terá que se fechar para dar lugar a tempos melhores.

 

5- Na tua opinião, qual é (ou quais são) o grupo português com melhor história e o melhor na actualidade?

Ódios e rivalidades à parte, respeito muito a Juve Leo mais do que não seja pela sua história, se bem que actualmente são uma sombra do que já foram num passado recente.
Actualmente e desculpem-me a falta de modéstia, perante todas as adversidades que temos vivido, considero o meu grupo o melhor da actualidade…quantidade não é nem nunca foi sinónimo de qualidade, é muito facil apoiar um clube quando ele está na mó de cima e convém não esquecer que nós descemos dois anos consecutivos e tivemos até à ultima jornada a lutar para não descer uma terceira vez, durante todo este pesadelo o nosso apoio ao clube jamais esmoreceu, mantivemo-nos unidos e irredutiveis.

 

6- Qual é o país que mais aprecias em termos de movimento ultra e porquê?

Grécia, sem dúvida que me fascina o fanatismo que aquele povo tem pelo futebol.

 

7- O que é para ti o futebol moderno e por que está isso a matar o futebol?

 

A essência do futebol já há muito tempo que não existe, infelizmente a magia do futebol quando este pertencia ao povo é hoje pura miragem, o mundo da bola agora gira à volta de interesses financeiros mesquinhos e escabrosos que atropelam, sem apelo nem agravo, as velhas máximas do desporto rei.

 

8- Por que situações de repressão policial já passaste?

Dava para escrever um livro. Já tive vários processos em cima e em muitos deles nem sequer estava presente nos acontecimentos, mas felizmente com maior ou menor dificuldade consegui que todos fossem arquivados.

 

9- Que memórias tens dos jogos com o Vitória? Sentes saudades dos nossos encontros?

 

Estaria a mentir se dissesse que não tenho saudades. Os jogos com o Vitória eram de facto sempre muito especiais e bem escaldantes, verdade seja dita, apesar de odiar o clube, sempre admirei o seu povo bairrista, se todos os clubes tivessem adeptos assim, certamente que o futebol em Portugal seria bem mais interessante.
Acima de tudo respeito aqueles que se opõem ao reinado dos três estarolas.

 

10- O que achaste do “Modo de Vida” depois de o leres?

Um blog que serve acima de tudo para homenagear o adepto e defender o movimento, por isso merece todo o meu respeito e apesar de defender outras cores, espero que continue com o bom trabalho até agora evidenciado.

 

11- Define Ultra.

 

Não se define, sente-se pura e simplesmente… não é cliché… é realidade…

 

12- Uma mensagem final para os leitores.

 

É preciso de uma vez por todas dar a conhecer à restante sociedade, que nós os ultras, não somos vandalos ou marginais como nos “pintam”, mas sim cidadãos que acima de tudo amam o seu clube e gostam do desporto rei mais do que qualquer banal adepto de futebol.
Temos uma honra a defender, um ideal a expressar, os portugueses têm que perceber que o ultra é parte integrante do espectáculo e vital para o mundo do desporto.
Acreditem que é triste ver a situação em que o futebol português se encontra, mas se nós, os que sentem verdadeiramente o “espectáculo da bola” não fizermos nada, quem o fará !?!

Continuem a lutar pelas vossas cores, nunca desistam dos vossos ideais e acima de tudo VIVAM ULTRAS !!

 

Rivalidades à parte, dei a entrevista a pedido do blog http://1mododevida.wordpress.com/

 


publicado por PNvelhaguarda às 21:14
| Dá o teu bitaite
27 comentários:
De fanatics012 a 5 de Maio de 2010 às 00:00
Mais uma vez, obrigado pela entrevista e pela divulgação.

Saudações Ultras


De Franz a 5 de Maio de 2010 às 00:04
Continuas em forma boiola... eheheh

Saudações axadrezadas


De Popeye a 5 de Maio de 2010 às 10:13
ASSIM SE VIVE ULTRA !!

ABRAÇO


De GAIA a 5 de Maio de 2010 às 13:54

NAO CONCORDO NADA DE TERES DADO A ENTREVISTA A ESSES FILHOS DA PUTA.

AS RIVALIDADES NUNCA FICAM APARTE.
MAS E APENAS A MINHA OPINIAO .


GUIMARAES E MERDA!

BOAVISTA SEMPRE P.N.GAIA SEMPRE PRESENTES!


De PNvelhaguarda a 5 de Maio de 2010 às 14:17
Gaia, são opiniões, no terreno sabes que sou dos primeiros a dar a cara, mas neste caso a situação é completamente diferente.
O facto de ser o próprio adversário a ter o interesse de saber mais sobre a nossa história não nos belisca em nada, bem pelo contrário.


De Invictus a 5 de Maio de 2010 às 15:25
ó Gaia tira as palas!

Qual é o mal do pessoal doutro clube quer saber mais sobre a nossa historia?? Só mostra os respeito que existe entre grupos, apesar das rivalidades!

Não confundas as coisas! Tu como "capo" deves dar o exemplo :)


De GAIA a 5 de Maio de 2010 às 19:09
PARA JA PALAS TENS TU!
CADA UM TEM A SUA MANEIRA DE VER AS COISAS.COMO JA TINHA DITO ,E APENAS A MINHA OPINIAO A QUE RESPEITAR A MINHA OPINIAO PORQUE EU TAMBEM RESPEITO A OPINIAO DE TODOS OS BOAVISTEIROS!

GUIMARAES E MERDA!!



BOAVISTA SEMPRE!P.N.GAIA SEMPRE PRESENTES!


De Anónimo a 5 de Maio de 2010 às 19:10
A merda da internet da para estas merdas.
E ainda falam do futebol moderno????
Pseudo ultras net


De ze luis a 5 de Maio de 2010 às 20:11
Mentalidade? dar uma entrevista a um blog desses cabrões? A falta de protagonismo ta-te a comer a cabeça toda, mas ja que deste a entrevista deves agora tb pedir um pedido de desculpas a todos os camaradas PN, que ao longo destes anos foram alvo das pedradas,insultos e agressões desses cabrões, Alias esse cobardezito que te entrevistou devias-lhe ter perguntado quantas pedras atirou ele para os adeptos do Boavista?


De PNvelhaguarda a 6 de Maio de 2010 às 00:34
Zé, falta de protagonismo?
Isto não é para ter conversas destas aqui na net, mas quem me conhece sabe muito bem que eu quero é que o protagonismo se foda.

Desculpas aos meus camaradas PN ??
90% dos meus camaradas PN não passaram metade do que eu já passei em Guimarães e tu sabes bem do que eu estou a falar porque tb as passaste, por isso estou à vontade para falar sobre o assunto.

E por fim, convém não esquecer que a entrevista é pessoal e como é óbvio não representa a opinião oficial do grupo.

Cumps


De fanatics012 a 5 de Maio de 2010 às 20:26
Boas

Sou o autor do blog e fui eu que fiz o pedido para fazer a entrevista.

Se vocês acham que o ter aceitado a entrevista revela falta de mentalidade, eu só vos digo para vocês reverem o conceito disso mesmo.

Tal como disse o Helder, uma coisa é fazer uma entrevista fora do campo, que não tenho problema nenhum em ter contactos com gente do outro clube, no terreno também sou dos primeiros a dar a cara.

Para o zé luis: Pedradas não é o meu género, não julges um livro pela capa e não penses que toda a gente é igual em todo o lado.

"VIVAM ULTRAS"


De ze luis a 5 de Maio de 2010 às 20:55
"no terreno também sou dos primeiros a dar a cara"
Sendo assim um dia destes tamos lá, entretanto FUCK OFF.


De fanatics012 a 5 de Maio de 2010 às 21:01
Com certeza.

Chega de guerras cibernéticas.


De Freitas a 5 de Maio de 2010 às 22:06
Acho que sim em minha opinião esses marroquinos não merecem o minimo de respeito seja para o que fôr, isto é como os clubes também cortam relações uma claque é igual, muito menos estes espanhois que não nos me merece o minimo de respeito, por mim falo mas a entrevista tá dada e está ok, nada contra ti Helder ok abraços BOAVISTEIROS


De CS a 5 de Maio de 2010 às 22:21
Ho ignorante Mentalidade?
Isto e a vida real nao e um combate de boxe em que depois do fim do combate ta tudo bem e ate se vai jantar juntos.
A capa do livro pode nao ser a mesma, mas no fim a merda na sanita e toda a mesma!


De Freitas a 5 de Maio de 2010 às 23:21
Conversa da treta...


Comentar post

Pesquisar neste blog

 

Visitas

Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Sempre Presente

últ. comentários

Em cima, da esquerda para a direita: Granja; Alcin...
Não deixa de ser uma grande equipa, espero que o m...
E quem ganhou o II Torneio Ibérico? FCPorto. Grand...
O 4º e o 5º, em pé, a contar da esquerda, são, res...
Grande equipa! Em cima, da esquerda para a direita...
O I TORNEIO IBÉRICO DE FUTEBOL JUNIOR ocorreu no a...
Esta equipa do Boavista F. C. é da época de 1954-5...
Boavista F. C. - Época de 1964-65
Esta equipa do Boavista F. C. não é dos anos 40! É...
Gostei bastante de ler este blog... e que tal uma ...

PN Bitaites


Links

Arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Desde 21/01/08

Web Statistics

subscrever feeds

eXTReMe Tracker