Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012

AMÂNDIO BARREIRAS - ACTUAL TREINADOR

 

 

A carreira de Amândio Ramiro Barreiras no futebol português conta já com quase quarenta anos de longevidade, primeiro como jogador, em clubes como o Boavista FC, Sporting CP e Vitoria SC, por exemplo, e depois enquanto treinador, no SC Espinho e UD Leiria, entre outros clubes, de menor dimensão. ( ... )


Amândio nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1952 em Torre de Moncorvo. É no clube da sua terra, o GD Torre de Moncorvo, que este promissor defesa central do futebol português inicia a sua carreira de futebolista, remontando o seu primeiro registo federativo à temporada de 1969/70. Em Torre de Moncorvo, o jovem Amândio, alem do futebol desempenhava também funções numa entidade bancária da região.

 

Na época seguinte ingressou no GD Chaves, talvez o mais representativo clube da região transmontana. Na equipa flaviense evidenciou todas as suas potencialidades e no seguimento das boas exibições realizadas ao longo da temporada de 1970/71 surgiu o convite na ingressar num clube do primeiro escalão do futebol português, o Boavista FC.

Com apenas 19 anos de idade entra no Boavista FC e, apesar da sua juventude e inexperiência, acaba por realizar uma temporada bastante promissora, realizando 17 jogos pelos axadrezados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72, denotando alguma regularidade, apesar das constantes mudanças no comando da equipa técnica do clube.

 

Teve cinco treinadores a equipa do Boavista FC na temporada de 1971/72, começando com o controverso português Joaquim Meirim e terminando com Dante Bianchi. Essa instabilidade acabou por influenciar o rendimento da equipa que de todo o modo acabou por garantir o objectivo da manutenção na 1ª Divisão Nacional com um 11º lugar na tabela classificativa.

 


Nas três épocas seguintes, Amândio prosseguiu a sua carreira ao serviço do Boavista FC e durante esse período afirmou-se definitivamente como um valor seguro no futebol português. Ganhou a titularidade na equipa axadrezada e algum destaque como um dos seus principais jogadores, de tal modo, que no final desse período acabou por ser transferido para o Sporting CP.

Em 1972/73 é seguramente o ano da afirmação com o treinador Aimoré Moreira. Alinha em 24 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o Boavista FC atinge o 7º lugar na classificação geral.

 

A época seguinte segue o mesmo percurso da temporada anterior, quer a nível colectivo, com o Boavista FC a posicionar-se no 9º lugar, que individualmente, onde Amândio mantêm a condição de titularíssimo na equipa que continuava às ordens de Aimoré Moreira.

 

 

A boa performance patenteada por Amândio ao longo das últimas épocas no Boavista FC levaram à sua transferência para o Sporting CP, um tradicional candidato a conquistar o título de campeão nacional. Permaneceu no Sporting CP durante duas temporadas, mas desta feita, não conseguiu afirmar-se e conquistar um lugar de titular na formação leonina, esfumando-se as legítimas esperanças que o jogador tinha no passo que estava a dar na sua carreira.

Na época de 1975/76 foi o eterno defesa suplente do treinador Juca. Amândio realizou somente 6 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no qual a equipa do Sporting CP realizou uma péssima temporada a todos os níveis, de resto, bem evidenciada pelo 5º lugar na tabela classificativa final.

 

Com Jimmy Hagan na temporada seguinte o Sporting CP foi o vice campeão atrás do SL Benfica que mais uma vez conquistou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta época de 1976/77, o defesa Amândio teve mais algumas oportunidades para alinhar pela equipa de Alvalade, jogou nove partidas na principal prova nacional, mas algumas más exibições criaram nele o verdadeiro bode expiatório da massa associativa sportinguista que o culpou de alguns maus resultados que tiraram o titulo ao clube.

 

Ainda permaneceu em Alvalade no início da pré época de 1977/78, renovando para o efeito o seu contrato com o Sporting CP por mais duas temporadas. Mas depois de um torneio em Espanha ao serviço dos leões de Alvalade acabou por solicitar a saída do clube para regressar ao Boavista FC, juntamente com o guarda-redes Matos.

 



Voltou assim ao clube do Bessa na temporada de 1977/78, celebrando um contrato com a duração de dois anos, numa altura em que se havia encerrado o capítulo da passagem de José Maria Pedroto pelo Boavista FC. O treinador dos axadrezados era agora Fernando Caiado que, contudo, foi substituído a meio da época por Jimmy Hagan.


No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Boavista FC foi somente o 7º classificado na competição, onde Amândio voltou a sorrir, isto é, adquiriu novamente o estatuto de titular. Efectuou 22 jogos pelo clube axadrezado na mais importante competição nacional e apontou, nesta temporada, o primeiro golo da sua carreira na prova.

 

 

A época de 1978/79 seria a ultima temporada de Amândio ao serviço do Boavista FC, afinal, o clube que o projectou no futebol português. Mas este ultimo ano de xadrez não terá sido a melhor época de Amândio, que apenas realizou 14 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 2 golos, mas onde a titularidade já não era tão frequente.

Nem José Carlos, treinador que iniciou a época como treinador do Boavista FC, nem posteriormente, Jimmy Hagan, tiveram em Amândio a primeira aposta para a equipa principal.

 

 

Os desempenhos dos axadrezados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1978/79 foi considerado mediano, conforme o 9º lugar na classificação atesta, mas, nesta época, voltaram a conquistar a Taça de Portugal.

Depois de um empate e 1-1, houve a necessidade de realizar uma finalíssima para apurar o vencedor da competição, entre o Boavista FC e o Sporting CP, anterior clube de Amândio. Na finalíssima a sorte acabou por sorrir ao clube axadrezado que venceu por 1-0, com um golo apontado pelo avançado português Júlio. Nestas duas partidas da final da Taça de Portugal, Amândio foi sempre suplente, embora utilizado em ambos os encontros.

 

 

Refira-se ainda que no período áureo da sua carreira de futebolista, sobretudo enquanto representou o Boavista FC, Amândio foi diversas vezes convocado para representar a Selecção Nacional, no escalão de esperanças, onde contabilizou 3 internacionalizações.

 

 

Caducado o contrato com o Boavista FC no final da época de 1978/79, Amândio rumou à equipa do SC Espinho, que na temporada de 1979/80 estava de regresso à 1ª Divisão Nacional. O SC Espinho é também um clube umbilicalmente ligado à história do defesa Amândio.

Não só por ter sido o clube onde, de certa forma, Amândio relançou a sua carreira, mas também, porque foi no SC Espinho que a terminou, anos mais tarde, e onde iniciou o percurso como técnico de futebol. ( ... )

 

 

 

 


publicado por PNvelhaguarda às 02:50
De Anónimo a 8 de Agosto de 2012 às 01:17
Vão mas é vestir as vossas camisolas azuis e brancas, ó seus andrades!!!
Desde que a Revigres deixou de vos patrocinar que vocês andam cheios de azia!
Andrades!!!


De Boavista FC a 8 de Agosto de 2012 às 03:21
És tão atrasado mental que nem merecias resposta, mas deixo-te aqui um video que te pode elucidar melhor:

http://youtu.be/IpbH8be-snE (http://youtu.be/IpbH8be-snE)

atenta por exemplo ao 1:10s do video, será que agora vais dizer que agora somos todos lampiões??? ahahahaha

Calado és um poeta meu FILHO DA PUTA!


BOAVISTA SEMPRE!!


De Anónimo a 9 de Agosto de 2012 às 01:51

Olha lá, ó palhacito, vou-te deixar aqui a história que já contei no outro post, para verem a merda que vocês são! E esse cântico, já o ouço há muitos anos, inclusivé na época passada, nos jogos contra o Espinho, Tondela, Coimbrões, Aliados do Lordelo, Amarante, e foi o que se viu. Vê lá se te lembras desta história, e se te assumes de uma vez por todas Andrade!

Há uns anos valentes atrás fui ver um jogo da selecção nacional ao estádio das antas, contra a Irlanda. Perdemos 1-0. Como não tinha cachecol de Portugal, levei o meu do Boavista. Quase levei na tromba dos andrades, que me obrigaram a esconder o cachecol dentro do kispo que levava. passados uns meses, fui ver o Salgueiros-Boavista a Vidal Pinheiro. Um cabrão azul e branco, mandou-me um banano na cara que me pôs a sangrar. Não me fez pior porque estava lá o "mudo" do Boavista, que me ajudou. Nesse mesmo ano, recebemos o Benfica no Bessa. Quem é que estava ao lado do Perfeito na claque?
O mesmo cabrão andrade que me tinha dado na cara.
Fui ter com o Perfeito e perguntei: "O que é que este filho da P*** está aqui a fazer?" E responderam do lado, (nem sei quem): "Deixa estar que eles hoje estão por nós"!!! Que merda de claque é esta que se alia aos andrades? É por estas e por outras que nós estamos como estamos!

 



De BESSA BOYS a 9 de Agosto de 2012 às 11:37
És mesmo deficiente!
Que puta de historia vens aqui contar!

É com cada um... foda-se!


De Anónimo a 10 de Agosto de 2012 às 02:04
Não gostaste, foi, ó andrade?
Com que cachecol é que costumas ir ver os jogos?
O problema das histórias de merda, como a que eu contei, é que são verdade!!! E custam a passar na garganta, não é?
É que o teu argumento nem sequer foi contradizer a história, ou sequer negar a história.
O teu argumento foi minimizar a história, porque ambos sabemos que esta merda acontece!!!
Quantas vezes é que vocês se aliaram aos andrades nos jogos no Bessa?
Quantos membros dos Super Dragões estavam misturados nos PN nos jogos contra o Benfica, e Sporting, e até contra o Guimarães?
Admitam lá, gostavam de ser comandados pelo Macaco Madureira, não era?
Assumam-se de uma vez!!!


De PN_Lordelo a 10 de Agosto de 2012 às 04:24

que conversas fogu... oh socio estamos em 2012


De Anónimo a 11 de Agosto de 2012 às 02:02
Pois estamos em 2012, eu sei!
Mas as pessoas que estão nos PN são as mesmas dessa altura.
Eu acredito que agora, neste momento, as coisas estejam diferentes, porque nós estamos na 2ª divisão. E, neste momento, os portistas estão-se a cagar para nós. Aliás, agora só vão ao Bessa para gritar contra nós, como foi o caso dos jogos contra o Coimbrões e Padroense, no Bessa, onde a claque dos gajos era quase só portistas. Mas, no dia em que nós estivermos de volta à 1ª divisão, (e eu acredito que isso vai acontecer), vai voltar tudo ao mesmo!
Porque vocês se esquecem que essa raça de merda dos andrades só existem para nos lixar! O nosso estado actual deve-se muito a esses cabeçudos. Mesmo quando nós precisávamos do Porto Canal para transmitir os nossos jogos, o Pinto da Costa esteve a cagar-se para nós e não autorizou a transmissão dos nossas jogos. E foi quando nós fomos campeões, e começamos a fazer sombra a esses animais portistas, que eles nos começaram a minar o terreno, de modo a que hoje estamos na 2ª divisão. Eu acho é que todos vocês esquecem isso muito depressa, com a ânsia de parecermos mais, e nem se importam de ter andrades misturados na claque, para fazer boa figura contra os outros grandes... Os andrades só merecem 1 coisa: Morrer a ser encavados! Mais nada!


De Anónimo a 12 de Agosto de 2012 às 05:39
assim é que se fala, viva o benfica!


De Anónimo a 13 de Agosto de 2012 às 01:38
Nada disso!!!
Viva o Boavista!!!
Hoje e sempre!
E é por isso que me insurjo quando vejo misturas!
A única equipa que existe no mundo é o Boavista, o resto é paisagem!!!


De Anónimo a 16 de Agosto de 2012 às 01:08
nao digas isso, tu preferes mil vezes que o benfica seja campeao em vez do porto, nao precisas de disfarçar porque ja conhecemos as conversas dos benfiquistas do bessa ha muito tempo.


De Anónimo a 16 de Agosto de 2012 às 01:59
Ai isso podes ter a certeza absoluta.
Se tiver que escolher entre o Benfica e o porto, escolho o Benfica.
Como já disse atrás, os portistas é só mortos a serem encavados, mais nada!!!
Mas se tiver que escolher um clube de entre todos, escolho o Boavista, ao contrário de ti, que escolhes primeiro o Porto, e só depois vem o Boavista!
E também não precisas de disfarçar, porque já conheço bem a conversa dos portistas do bessa há muito tempo!
Aliás, vê-se bem a escumalha que vocês são, pois nem uma linha têm a dizer do Petit regressar.
Se calhar queriam antes escrever uma coisinha acerca da saída do Hulk, ou do Moutinho, não era?
Vão para as antas que ficam lá bem!!!


Comentar:
Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.


Pesquisar neste blog

 

Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


últ. comentários

Boa noite, alguém me poderia dizer a legenda desta...
Em cima, da esquerda para a direita: Granja; Alcin...
Não deixa de ser uma grande equipa, espero que o m...
E quem ganhou o II Torneio Ibérico? FCPorto. Grand...
O 4º e o 5º, em pé, a contar da esquerda, são, res...
Grande equipa! Em cima, da esquerda para a direita...
O I TORNEIO IBÉRICO DE FUTEBOL JUNIOR ocorreu no a...
Esta equipa do Boavista F. C. é da época de 1954-5...
Boavista F. C. - Época de 1964-65

Links

Arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

subscrever feeds