Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012

AMÂNDIO BARREIRAS - ACTUAL TREINADOR

 

 

A carreira de Amândio Ramiro Barreiras no futebol português conta já com quase quarenta anos de longevidade, primeiro como jogador, em clubes como o Boavista FC, Sporting CP e Vitoria SC, por exemplo, e depois enquanto treinador, no SC Espinho e UD Leiria, entre outros clubes, de menor dimensão. ( ... )


Amândio nasceu no dia 11 de Fevereiro de 1952 em Torre de Moncorvo. É no clube da sua terra, o GD Torre de Moncorvo, que este promissor defesa central do futebol português inicia a sua carreira de futebolista, remontando o seu primeiro registo federativo à temporada de 1969/70. Em Torre de Moncorvo, o jovem Amândio, alem do futebol desempenhava também funções numa entidade bancária da região.

 

Na época seguinte ingressou no GD Chaves, talvez o mais representativo clube da região transmontana. Na equipa flaviense evidenciou todas as suas potencialidades e no seguimento das boas exibições realizadas ao longo da temporada de 1970/71 surgiu o convite na ingressar num clube do primeiro escalão do futebol português, o Boavista FC.

Com apenas 19 anos de idade entra no Boavista FC e, apesar da sua juventude e inexperiência, acaba por realizar uma temporada bastante promissora, realizando 17 jogos pelos axadrezados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão da época de 1971/72, denotando alguma regularidade, apesar das constantes mudanças no comando da equipa técnica do clube.

 

Teve cinco treinadores a equipa do Boavista FC na temporada de 1971/72, começando com o controverso português Joaquim Meirim e terminando com Dante Bianchi. Essa instabilidade acabou por influenciar o rendimento da equipa que de todo o modo acabou por garantir o objectivo da manutenção na 1ª Divisão Nacional com um 11º lugar na tabela classificativa.

 


Nas três épocas seguintes, Amândio prosseguiu a sua carreira ao serviço do Boavista FC e durante esse período afirmou-se definitivamente como um valor seguro no futebol português. Ganhou a titularidade na equipa axadrezada e algum destaque como um dos seus principais jogadores, de tal modo, que no final desse período acabou por ser transferido para o Sporting CP.

Em 1972/73 é seguramente o ano da afirmação com o treinador Aimoré Moreira. Alinha em 24 jogos do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, onde o Boavista FC atinge o 7º lugar na classificação geral.

 

A época seguinte segue o mesmo percurso da temporada anterior, quer a nível colectivo, com o Boavista FC a posicionar-se no 9º lugar, que individualmente, onde Amândio mantêm a condição de titularíssimo na equipa que continuava às ordens de Aimoré Moreira.

 

 

A boa performance patenteada por Amândio ao longo das últimas épocas no Boavista FC levaram à sua transferência para o Sporting CP, um tradicional candidato a conquistar o título de campeão nacional. Permaneceu no Sporting CP durante duas temporadas, mas desta feita, não conseguiu afirmar-se e conquistar um lugar de titular na formação leonina, esfumando-se as legítimas esperanças que o jogador tinha no passo que estava a dar na sua carreira.

Na época de 1975/76 foi o eterno defesa suplente do treinador Juca. Amândio realizou somente 6 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, no qual a equipa do Sporting CP realizou uma péssima temporada a todos os níveis, de resto, bem evidenciada pelo 5º lugar na tabela classificativa final.

 

Com Jimmy Hagan na temporada seguinte o Sporting CP foi o vice campeão atrás do SL Benfica que mais uma vez conquistou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Nesta época de 1976/77, o defesa Amândio teve mais algumas oportunidades para alinhar pela equipa de Alvalade, jogou nove partidas na principal prova nacional, mas algumas más exibições criaram nele o verdadeiro bode expiatório da massa associativa sportinguista que o culpou de alguns maus resultados que tiraram o titulo ao clube.

 

Ainda permaneceu em Alvalade no início da pré época de 1977/78, renovando para o efeito o seu contrato com o Sporting CP por mais duas temporadas. Mas depois de um torneio em Espanha ao serviço dos leões de Alvalade acabou por solicitar a saída do clube para regressar ao Boavista FC, juntamente com o guarda-redes Matos.

 



Voltou assim ao clube do Bessa na temporada de 1977/78, celebrando um contrato com a duração de dois anos, numa altura em que se havia encerrado o capítulo da passagem de José Maria Pedroto pelo Boavista FC. O treinador dos axadrezados era agora Fernando Caiado que, contudo, foi substituído a meio da época por Jimmy Hagan.


No Campeonato Nacional da 1ª Divisão, o Boavista FC foi somente o 7º classificado na competição, onde Amândio voltou a sorrir, isto é, adquiriu novamente o estatuto de titular. Efectuou 22 jogos pelo clube axadrezado na mais importante competição nacional e apontou, nesta temporada, o primeiro golo da sua carreira na prova.

 

 

A época de 1978/79 seria a ultima temporada de Amândio ao serviço do Boavista FC, afinal, o clube que o projectou no futebol português. Mas este ultimo ano de xadrez não terá sido a melhor época de Amândio, que apenas realizou 14 jogos no Campeonato Nacional da 1ª Divisão, apontando 2 golos, mas onde a titularidade já não era tão frequente.

Nem José Carlos, treinador que iniciou a época como treinador do Boavista FC, nem posteriormente, Jimmy Hagan, tiveram em Amândio a primeira aposta para a equipa principal.

 

 

Os desempenhos dos axadrezados no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1978/79 foi considerado mediano, conforme o 9º lugar na classificação atesta, mas, nesta época, voltaram a conquistar a Taça de Portugal.

Depois de um empate e 1-1, houve a necessidade de realizar uma finalíssima para apurar o vencedor da competição, entre o Boavista FC e o Sporting CP, anterior clube de Amândio. Na finalíssima a sorte acabou por sorrir ao clube axadrezado que venceu por 1-0, com um golo apontado pelo avançado português Júlio. Nestas duas partidas da final da Taça de Portugal, Amândio foi sempre suplente, embora utilizado em ambos os encontros.

 

 

Refira-se ainda que no período áureo da sua carreira de futebolista, sobretudo enquanto representou o Boavista FC, Amândio foi diversas vezes convocado para representar a Selecção Nacional, no escalão de esperanças, onde contabilizou 3 internacionalizações.

 

 

Caducado o contrato com o Boavista FC no final da época de 1978/79, Amândio rumou à equipa do SC Espinho, que na temporada de 1979/80 estava de regresso à 1ª Divisão Nacional. O SC Espinho é também um clube umbilicalmente ligado à história do defesa Amândio.

Não só por ter sido o clube onde, de certa forma, Amândio relançou a sua carreira, mas também, porque foi no SC Espinho que a terminou, anos mais tarde, e onde iniciou o percurso como técnico de futebol. ( ... )

 

 

 

 


publicado por PNvelhaguarda às 02:50
| Dá o teu bitaite
22 comentários:
De Anónimo a 16 de Agosto de 2012 às 01:08
nao digas isso, tu preferes mil vezes que o benfica seja campeao em vez do porto, nao precisas de disfarçar porque ja conhecemos as conversas dos benfiquistas do bessa ha muito tempo.


De Anónimo a 16 de Agosto de 2012 às 01:59
Ai isso podes ter a certeza absoluta.
Se tiver que escolher entre o Benfica e o porto, escolho o Benfica.
Como já disse atrás, os portistas é só mortos a serem encavados, mais nada!!!
Mas se tiver que escolher um clube de entre todos, escolho o Boavista, ao contrário de ti, que escolhes primeiro o Porto, e só depois vem o Boavista!
E também não precisas de disfarçar, porque já conheço bem a conversa dos portistas do bessa há muito tempo!
Aliás, vê-se bem a escumalha que vocês são, pois nem uma linha têm a dizer do Petit regressar.
Se calhar queriam antes escrever uma coisinha acerca da saída do Hulk, ou do Moutinho, não era?
Vão para as antas que ficam lá bem!!!


De OLD SCHOOL 84 a 16 de Agosto de 2012 às 03:23
Cala-te meu filho da puta!!!!
Estás sempre com o caralho dos lampiões e dos escaravelhos na boca meu paneleiro de merda!

Aqui só se fala do BOAVISTA FC, os outros que se FODAM TODOS! Percebeste meu grande cabrão? ou é preciso sacar o teu IP e ir a tua casa foder-te os cornos?

Atrasado metal do caralho!

BOAVISTA SEMPRE! 


De Anónimo a 17 de Agosto de 2012 às 01:52
Olha lá, ó retardado, vê lá se falas bem, que já deves ter idade para isso.
Tu é que, pelos vistos, andas sempre com o caralho na boca, mesmo sem lampiões e sem escaravelhos.
Olha lá se as ameaças que tu fazes não se viram contra ti, e quem leva no focinho és tu.
Para além disso, gostavas que eu fosse paneleiro, para eu te ir ao rabinho, não era?
Vê se cresces um bocadinho, quem sabe até podes acabar a 4ª classe, para aprenderes a falar e a argumentar. Sei que a verdade dói muito, pelo menos a ti doeu, e por isso falaste da maneira que falaste. Até foi preciso ameaçar de porrada! Que vergonha de adeptos. Desde que comecei a colocar aqui comentários, não disse uma única mentira! E por isso, qual é o teu argumento? Porrada e palavrões! Mas, já que consegui provar que és mesmo uma vergonha, que nem sequer tens cérebro para argumentar, e cuja única coisa que tens a dizer são insultos e oferecer porrada, vou-te fazer a vontade, e deixar de frequentar estas paragens! Até porque há já muito tempo que o ar se tornou irrespirável neste latrina. E, já agora, só um conselho para ti, ó mauzão, cuidado com as ameaças, porque podes receber uma carta de um advogado em tua casa...


De OLD SCHOOL 84 a 17 de Agosto de 2012 às 03:42
És mesmo boneco, olha lá se não levas tu e o teu pseudo advogado na cornadura!

PORCO TUTTI FRUTTI


De Anónimo a 18 de Agosto de 2012 às 01:20
Tu não tens culpa de ser burro. Mas, neste caso, acontece que para além de seres burro, também és estúpido. E eu explico-te porquê. É que o advogado sou eu mesmo! Não existem 2 pessoas, percebes? Eu, sou mesmo advogado de formação, entendes? E por isso, aconselho-te, mesmo, a teres alguma contenção na maneira como te diriges, não só a mim, mas a todas as pessoas que frequentam a internet. Devo realçar, que de todas as pessoas que me responderam antes de ti, (o BOAVISTA FC, O BESSA BOYS e o PN_LORDELO), apesar de nem todos serem completamente correctos, nenhum deles atingiu o limite da estupidez que tu demonstraste, ameaçando logo de porrada, e demonstrando que o teu vocabulário é mesmo bastante reduzido. Normalmente, o excesso de ameaças e de insultos, tentam ser uma demonstração de virilidade, para quem tem que provar alguma coisa. É uma espécie de ritual de acasalamento. Espero que no teu caso especifico, essa vontade de me sovar seja, exactamente, isso. Ou seja, espero que estejas a tentar impressionar alguém, para que te considerem um líder, ou somente para que te considerem alguém. Se não for para isso, então é o que eu digo no inicio: é burrice e estupidez. Gostava que soubesses ainda, que apesar de muitas das acções que se desenrolam na internet, não estarem devidamente regulamentadas, a ameaça quer física, quer verbal, ou até mesmo psicológica, configura um crime. Muito mais a concretização dessa mesma. E, na falta de legislação, poder-se-á aplicar a jurisprudência, que, para este tipo de delitos, já existe. Mesmo quanto à questão informática que tu levantaste, de "sacar o IP" e descobrir a minha morada, para além de também esta configurar um crime, protegido por lei, e monitorizado pela Comissão Nacional de Protecção de Dados, existe uma coisa chamada de proxy, que muitas vezes te pode levar a servidores que estão em qualquer parte do país, ou do mundo. Neste momento, posso estar a escrever à porta de tua casa, e o meu IP dizer-te que estou em Singapura. Por isso, deixa isso para o CSI, ok? Como é óbvio, toda esta discussão seria evitável, se tivesses um bocadinho mais de inteligência, e de educação. Como te disse ontem, vou deixar de frequentar este espaço. Faço-o, porque me deste ainda mais convicção de que pessoas como tu não interessam ao Boavista. E, para mim, isso é a única coisa que me interessa neste momento. VIVA O BOAVISTA! Um dia vamos regressar em grande, e é nesse dia que os verdadeiros Boavisteiros vão ter o seu prémio. Não é em discussões destas, com pessoas como tu, que o pouco que sabem é insultar e ameaçar. Fiquem bem! BOAVISTA SEMPRE


De PN84 a 20 de Agosto de 2012 às 00:39
No BESSA não se admite nenhuma outra côr que não seja o preto e branco axadrezado, o resto é PORRADA NOS CORNOS DESSES FILHOS DA PUTA TODOS! 


De Anónimo a 20 de Agosto de 2012 às 01:40
é muito facil descobrir quem es lampião.


De BFC a 20 de Agosto de 2012 às 09:08
Dass, puta que pariu estes mentecaptos....


Comentar post

Pesquisar neste blog

 

Visitas

Setembro 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


Sempre Presente

últ. comentários

Em cima, da esquerda para a direita: Granja; Alcin...
Não deixa de ser uma grande equipa, espero que o m...
E quem ganhou o II Torneio Ibérico? FCPorto. Grand...
O 4º e o 5º, em pé, a contar da esquerda, são, res...
Grande equipa! Em cima, da esquerda para a direita...
O I TORNEIO IBÉRICO DE FUTEBOL JUNIOR ocorreu no a...
Esta equipa do Boavista F. C. é da época de 1954-5...
Boavista F. C. - Época de 1964-65
Esta equipa do Boavista F. C. não é dos anos 40! É...
Gostei bastante de ler este blog... e que tal uma ...

PN Bitaites


Links

Arquivos

Setembro 2012

Agosto 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Desde 21/01/08

Web Statistics

subscrever feeds

eXTReMe Tracker