Final da Taça de Portugal 96/97
No dia 10 de Maio de 97 fiz uma das melhores deslocações de que tenho memória como ultra a apoiar o meu clube do coração o Boavista FC.
O jogo foi contra o Benfica e sabíamos que ia ser um jogo difícil pois sabíamos que o estádio do jamor ia estar totalmente vermelho tendo na altura o Boavista levado cerca de 7 mil adeptos se a memória não me atraiçoa. Eu desloquei-me num dos autocarros disponibilizados pelos PN para o jogo com mais 5 amigos todos eles Panteras. Nos dias que antecederam o jogo o stress era muito pois nós preparávamos uma bandeira de 2x2 m para levarmos ao jogo com metade branco e a outra metade preto, comprou-se o tubo preparou-se os cachecóis no dia anterior, e tudo pronto para irmos rumo ao jamor.
Cerca das 08h da manhã eu e os meus 5 amigos PN juntamo-nos para começarmos a nossa maneira a preparar a transferta ao jamor depois fumarmos uns charros e de umas cervejas fomos rumo ao Bessa para nos juntarmos aos outros elementos dos PN para a partida.
No autocarro onde íamos iam também elementos dos PN Matosinhos e não só, sempre acompanhados de 2 elementos da polícia em cada autocarro. A viagem decorreu sempre em espírito de festa com álcool e muitos charros à mistura. Durante a viagem cruzamo-nos com alguns autocarros de mouros na auto-estrada havendo sempre aquela troca de mimos, quando efectuamos uma paragem para descanso e carregar baterias tivemos um encontro imediato com alguns elementos de claques do Benfica, os quais saudamos efusivamente.
Chegados ao jamor deparamos com aquilo que já era mais do que previsto cerca de 40 mil adeptos do Benfica presentes sendo nós uma clara minoria tentamos fazer-nos ouvir, logo a entrada a polícia não deixou entrar o tubo que levávamos sendo que só entrou a respectiva bandeira. Durante o jogo o Boavista que na altura tinha jogadores como Litos, Nuno Gomes, Sanchez, Rui Bento, Ricardo que ia dar um frango nos momentos finais do jogo, faziam do Boavista uma equipa muito forte, superiorizou-se de forma inequívoca ao Benfica que na altura tinha também uma grande equipa sendo que valorizou ainda mais a nossa vitória.
O resultado final foi de 3-2 a nosso favor com os golos a serem apontados por Sanchez o platini da Bolívia como era conhecido por 2 vezes e por Nuno Gomes.
No final foi lindo e indescritível ver os cerca de 40 mil trombudos a sair do estádio e nós no nosso canto a festejar com restantes adeptos e jogadores, de destacar um elemento policial à civil que nos acompanhou sempre que nos via calados ele próprio assumia o papel de líder e puxava pelos adeptos do Boavista.
A viagem de regresso decorreu sem problemas e em clima de euforia por mais uma conquista do mágico BOAVISTA. "
Texto elaborado por um ex elemento P.N.