Sinceramente, o "El Toro", foi sempre a equipa Italiana que mais admirei, talvez pelo facto de ser um clube do povo, arqui-rival da elitista Juventus ( Derby della Mole ) e também por se tratar de um clube que renasceu das cinzas, pois quando dominava o futebol transalpino, um acidente de aviação em 1949 fez com que perdesse todo o seu plantel e orgãos directivos.
Portanto, logo á partida, os jogos em que o nosso Boavistão defrontou o Torino, estarão bem presentes na minha memória de Boavisteiro.
Num breve resumo, convém dizer que fomos eliminados ( injustamente !! ) no somatório das duas mãos, já que perdemos no 1ºjogo em Turim por 2-0 e no Bessa não fomos além de um empate a zeros.
O jogo em turim foi recheado de casos, o Torino marcou logo no 1º minuto da partida, precisamente numa altura em que não se reunia o minimo de condições para o inicio do jogo, tão espessa era camada de fumo ao nivel do relvado, resultante das centenas!! de tochas abertas pelos GRANATA KORPS, que impossibilitava ver mais que 2 a 3 metros em frente.
O nosso guardião Pudar, quando literalmente se apercebeu, já tinha a bola no fundo da baliza.
O jogo ficou também marcado pela grave lesão de Marlon Brandão, derivada de uma clara falta em plena grande área italiana... penalty que ficou por assinalar.
Apesar da excelente postura dos nossos jogadores, não conseguimos evitar o 2-0, já no Bessa, tudo fizemos para inverter o resultado, mas o Torino construiu uma autêntica muralha defensiva, o que impossibilitou o Boavista de chegar aos golos.
Porém, convém frisar a excelente imagem que o Boavista transmitiu em ambos os jogos, dignificando o estatuto europeu que gradualmente vinha a ser alicerçado.
Podem também consultar através do seguinte link, a crónica italiana relativa ao confronto das duas equipas :
http://www.fedegranata.it/speciali/uefa/uefa16.htm
CURIOSIDADES :
- Segundo pesquisa de adeptos realizada pelo Instituto Doxa em 2003, a Juventus seria a maior massa adepta de Itália com 31% da preferência das pessoas, cerca de 18.000.000 de fãs, um clubismo nacional, distribuído em todas as regiões da Itália .
Já o Torino contaria com 1,9% dos adeptos, concentrados em Turim e arredores, o que equivale a cerca de 1.100.000 apoiantes, nada mal para um clube que está em crise há vários anos e mesmo assim arrasta bons públicos aos estádios
- No dia 4 de maio 1949, o mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, declarou-se o clube como vencedor da Liga. Depois do luto nacional, e perante a emoção mundial, a equipa de juniores substituiu por completo a equipa profissional,para jogar as quatro partidas pendentes, jogos esses que foram ganhos na totalidade pelo "El Toro" ...15 de maio de 1949... Torino-Genova, 4-0... 22 de maio, Torino-Palermo, 3-0... 29 de maio, Sampdoria-Torino, 2-3 e em 12 de Junho, numa última partida emocionante, os juniores ganharam no Stadio Comunale por 2-0 á Fiorentina. Convém realçar, que num grande gesto de respeito, os quatro rivais também escalaram jogadores juniores.