Quinta-feira, 16 de Novembro de 2006

DESLOCAÇÃO ABERDEEN

1º DIA ( 5ªFEIRA / 09 NOVEMBRO )

Depois de uma semana preenchida com alguma ansiedade, chegava finalmente o dia da nossa viagem à Escócia.

Cheios de sono, até porque a noite tinha sido longa, rumamos bem cedo ao aeroporto de Pedras Rubras, já que o nosso voo estaria marcado para as 10h da matina.

Numa primeira fase, o nosso destino seria o aeroporto de Amesterdão, para ai podermos fazer escala e arrancar directamente para Aberdeen.

Chegamos à holanda por volta do 12h30, a bordo de um avião que mais parecia uma máquina de lavar, tal era o barulho que o dito cujo fazia e porque chegou ao cumulo de pingar por cima do nosso banco ( supostamente água do ar condicionado, disse a hospedeira ).

A nossa passagem pelo país das tulipas, foi bastante fugaz, já que rapidamente tivemos que palmilhar até à nossa porta de embarque, porque o tempo que mediava entre os dois voos era curto ( cerca de 40 minutos)  e também porque se tratava de um enorme aeroporto, o que originava ainda uns bons minutos de percurso a pé.

Após mais uma viagem de quase duas horas, chegamos ao aeroporto de Aberdeen por volta das 15h30, onde já nos esperava o nosso grande amigo Dave, pronto para nos dar a merecida boleia até á cidade.

O tempo estava cinzento e frio, como é apanágio por essas bandas.

O percurso foi feito a um ritmo lento, já que apanhamos a hora de ponta lá do sitio e como tal o transito era mais que muito.

Aberdeen ( 3ª cidade da escócia / cerca de 250 mil habitantes )  é uma cidade bastante interessante, moderna e bonita, chegando mesmo a ter algumas semelhanças com a cidade invicta.

Depois de termos deixado as bagagens no hotel onde passariamos a 1ª noite , rumamos ao primeiro Pub ( de muitos!! ) e à primeira cerveja ( de muitas!! ), numa altura em que se começava a juntar pessoal dos Red Ultras e se iniciava as primeiras trocas de impressões sobre os mais variados assuntos.

Já com os motores bem aquecidos, chegava a hora do jantar de recepção que a malta escocesa tinha organizado para nos receber.

O local escolhido foi um restaurante italiano lá da zona e por entre dezenas de litros de cerveja, procedeu-se á troca de alguns produtos de ambos os clubes e á troca de faixas, ou seja, nós oferecemos a nossa faixa da Velha Guarda e os Red ultras ofereceram-nos uma com os seguintes dizeres : " Aberdeen Bessa Maniacs".

Como é natural, saimos da "patuscada" já bastante torcidos, mas ainda bem a tempo de curtir a noite de Aberdeen.

As horas seguintes foram ocupadas com um autêntico "rally das tascas", que só parou, de uma forma quase inconsciente, no quarto de hotel.

2º DIA ( 6ªFEIRA / 10 NOVEMBRO )

Depois de uma noite de copo, a alvorada deu-se por volta do 12h, após várias inssistências do pessoal do hotel, que pelos vistos tudo terá feito para nos conseguir acordar.

Completamanente esfomeados e com uma enorme ressaca, decidimos primeiramente cambiar uns eurozitos para libras para podermos dar ao dente.

Acompanhados mais uma vez pelo Dave ( o homem foi grandioso ), entrámos num snack para comer 3 sandes de galinha e beber umas 8 cervejas e para nos dar quase um ataque cardiaco com a conta... quase 15 CONTOS!!!!!!

Recompostos do trauma, rumamos em direcção ao estádio, onde já estaria organizada uma visita guiada a todos os recantos do mesmo.

Passamos mais de uma hora a pecorrer toda a infra estrutura, desde os balneários , relvado, zona vip, sala de trofeus, sala de conferências, bancadas... etc etc... foi de facto uma grande atitude por parte dos responsaveis do clube que se orgulha de ter ganho ao Real madrid em 1983 a final da Taça das Taças.

Depois da visita ao estádio, deslocamo-nos directamente para casa do jim, local de abrigo para a nossa 2ªnoite na Escócia.

Após mais algumas horas de amena cavaqueira, com cerveja Super Bock!! e pizza extra familiar á mistura, ingressamos novamente na noite, no musicol e na copofonia.

Mais uma vez percorremos variadissimos bares e foi com algum espanto que verificamos a mais recente moda da noite no Reino Unido ... transformar igrejas em discotecas ... "sui generis" no minimo.

Regressamos a casa do Jim já de madrugada, mas ainda a tempo de alucinar e recordar o filme tipicamente escocês "Trainspoting".

3ª DIA ( SÁBADO / 11 DE NOVEMBRO )

Chegavamos então ao dia mais esperado, ou seja, ao jogo que opunha o Aberdeen ao Motherwell, desafio a contar para o campeonato escocês.

Contudo, antes de nos deslocarmos para o estádio, fizemos questão de  visitar a estátua do grande heroi escocês, mais concrectamente de Wiliam Wallace, figura imortalizada no filme " Braveheart".

Após essa mini incursão turistica, chegamos então ao "Pittodrie Stadium" , que apesar do frio de rachar e de um jogo pouco atractivo, se encontrava bem composto com uma assistência a rondar os 12.000 espectadores.

Juntamo-nos então na bancada aos nossos amigos Red ultras, que com os seus canticos, bandeiras e faixas, fazem com que se sentia um leve toque latino que contraria o restante ambiente tipicamente "British".

Com eles, podemos  assistir á vitória por 2-1 do Aberdeen ( golo no ultimo minuto )  e testemunhar o excelente ambiente de festa vivido pelos adeptos dos "Reds".

As restantes horas passadas na Escócia, foram ocupadas ( para variar ) com muito copo de cerveja e com a promessa de alguns elementos dos R.U, que afirmam que estarão presentes connosco no próximo jogo com o Benfica na Luz.

Após as despedidas da praxe e "completamente fora de prazo" , lá tivemos que deslocarmo-nos ás 5 da matina para o aeroporto, já que o nosso avião partia ás 6 da manhã rumo a Paris.

Não me recordo de nada dessa viagem, mas lembro-me perfeitamente de chegarmos a Paris e  de perdermos o nosso voo para o Porto, o que originou mais umas duas horas de seca à espera do avião que finalmente nos levaria para a nossa terra.

O mais grave foi chegar ao Porto e verificar-mos que as nossas bagagens tinham sido extraviadas.

Após uma reclamação no departamento " Perdidos e Achados" no aeroporto , lá tivemos que nos resignar e regressar a casa, com a informação que seriamos informados aquando da recepção das bagagens, mais não poderiamos fazer e também estávamos ansiosos para  recuperar as muitas horas perdidas de sono.

As nossas malas só foram recuperadas e entregues na 3ª feira à noite, mas como  já dizia o velho ditado ... " Mais vale tarde do que nunca..." , acabámos por nos dar por contentes.